escolhe o assunto na barra lateral e faz stop na rádio para veres os videos
posts recentes

...

sexualidade humana

FRUTOS

pesquisar neste blog
 
Posts mais comentados
1 comentário
1 comentário
07
Jun
09

 

Cuidado para não levar gato por lebre. No mercado de alimentos atualmente há uma grande proliferação de produtos diet e light, que são palavras inglesas que significam dietético e leve, respectivamente. A diferença entre eles pode ser muito grande e o que é diet não necessariamente emagrece ou tem menos calorias, por exemplo. E o que é light não necessariamente é feito sem açúcar.

Para entender melhor, o ComoTudoFunciona levou em conta o que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina. Vamos lá.

 

 

diet ou light

 

Produtos diet são aqueles que um componente da forma original é eliminado. Seja um  carboidrato, um lipídio, uma proteína ou o sódio, por exemplo. São os produtos voltados para uma dieta, por exemplo, os diabéticos que não podem consumir carboidratos (açúcar) em demasia. Eles normalmente não têm nada do componente que poderia ser adicionado na receita. É o caso das geléias diets que, ao invés do açúcar, mantêm apenas a frutose que ajuda a adocicá-las e é natural da fruta. Um produto diet pode ser indicado para uma dieta de emagrecimento, mas nem sempre é assim. Por exemplo, chocolates dietéticos podem tirar a açúcar, mas usar mais gorduras , deixando-os, na verdade, com um número de calorias maior. Então, o negócio é pesquisar com calma.

Enquanto isso, os produtos light têm uma redução de, no mínimo, 25% de calorias ou de algum componente específico, normalmente carboidratos (açúcares). É normal, que o rótulo explique essa redução. Mais uma vez o negócio é pesquisar com calma. Os produtos light não são indicados para pessoas que apresentam problemas de saúde por não poder ingerir determinado nutriente, mas podem ser uma opção para quem quer perder um pouco do peso. Mas aí, atenção, não vá tomar mais refrigerante do que o normal só porque ele é light. Dessa forma, você vai estar trocando seis por meia dúzia.

publicado por ana às 14:03
mais sobre mim
blogs SAPO